A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA AVALIAÇÃO DE USUÁRIO

Se você é uma pessoa que costuma fazer compras pela internet, provavelmente já se deparou com diversas avaliações sobre um produto ou serviço. E se, entre essas avaliações, a maioria forem negativas, a chance de você repensar o seu consumo é grande. Por outro lado, se um produto recebe muitos retornos positivos, parece que uma alavanca é acionada para você finalizar a compra, não é mesmo?!


Pois saiba que existe uma explicação psicológica para esse comportamento que é gerado nos consumidores: a prova social. Esse conceito basicamente nos mostra que temos uma tendência a seguir a opinião/experiências de outras pessoas na hora de realizar uma compra.


Por esse motivo, a maioria dos aplicativos ou site que visitamos nos estimulam a fazer uma avaliação sobre a nossa experiência online. E quanto mais avaliações positivas um negócio receber, maior a probabilidade de suas receitas dobrarem.

Sendo assim, separamos algumas dicas para que você possa impulsionar ainda mais as avaliações que sua empresa ou serviço recebe:


· Tenha diversos canais para as avaliações serem realizadas - pode ser pelo Facebook, Google Maps, Reclame Aqui ou Instagram. O importante é deixar vários espaços abertos para que seu consumidor possa fazer um feedback;


· Fique de olho nos comentários que recebe - tente respondê-los o mais rápido possível. Se recebeu algum elogio, agradeça, se foi alguma crítica, também agradeça e procure suprir as expectativas de seu avaliador;


· Seja educado e busque resolver os problemas que são expostos - não leve para o lado pessoal. Problemas nunca são desejados, contudo, é importante ter em mente que sempre estão propensos a acontecer. Por isso, é importante tentar resolvê-lo com atenção e educação – por mais furioso que seu cliente pareça estar. Com certeza um bom tratamento e compreensão o deixará mais satisfeito no final, e pode ser até que uma nova avaliação positiva seja realizada pelo consumidor;


· Tenha uma boa comunicação com seus clientes - sem ser invasivo, é claro. Sempre busque suprir as necessidades e demandas deles. Deixe que os clientes saibam que eles possuem a total liberdade de entrar em contato contigo sempre que precisarem de algo;


· Estimule as avaliações – seja por meio de um push no site ou app, e-mail ou uma mensagem de texto. Não importa o meio que você irá utilizar, o objetivo é sempre lembrar o seu cliente que a avaliação dele é de grande relevância para a empresa e também para os futuros consumidores;


O mundo digital está em constante crescimento e para que uma empresa continue a se desenvolver paralelamente com esse mercado, é necessário que essas novas medidas de avaliações sejam adotadas junto com uma boa estratégia de suporte a usuários. Isso fará com que sua empresa se fortaleça e cative cada vez mais clientes em um meio que há muita competitividade e possibilidade de escolhas.


Foto: br.freepik.com

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