QUATRO OPÇÕES DE CURSOS ONLINE PARA VOCÊ COMEÇAR AGORA

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Aplicada, antes mesmo de 1900 já existiam propagandas de cursos por correspondências em grandes metrópoles brasileiras. A partir da década de 40, durante o surgimento do rádio, esse formato de ensino se popularizou e na década de 80, diretores de alguns centros de ensinos chegavam a receber cerca de 10 mil cartas ao mês apenas de brasileiros.


Com o surgimento da internet e com seu irrefreável crescimento, essa modalidade de aprendizagem se disseminou de uma forma extremamente rápida. Um estudo realizado pelo Sagah aponta que em 2023 existirão mais alunos matriculados em ensino a distância do que em presenciais.


Os motivos que levam os estudantes a optarem pelos cursos EAD são diversos, como por exemplo, a distância entre o polo presencial e a casa do estudante, os gastos com transportes, alimentação e estacionamento. A flexibilidade de horários também é um diferencial significativo na vida de quem estuda a distância. Isso porque o próprio estudante faz o seu horário e estuda no seu ritmo. Além disso, o ensino a distância pode chegar a ser até 60% mais barato que um curso presencial.


Outro tipo de curso que está ficando cada vez mais em ênfase são os ‘’Cursos Livres’’. Em geral, esses cursos não são reconhecidos pelo MEC, porém, isso não faz com que suas utilidades sejam descartadas.


Os assuntos abordados nas modalidades livres abrangem as mais diferentes áreas, como culinária, finanças, gestão empresarial, idiomas, informática, mecânica e por aí vai. As opções são infinitas e capacitam cada vez mais o profissional.


Esses cursos têm grande procura e possuem até um decreto legal, que é o de nº 5.154/04. Eles podem possuir durações variáveis e não é obrigatório nenhum comprovante de escolaridade.


Abaixo segue uma lista de cursos livres criada pelo time do Tahnamão! Essa é uma compilação de 4 plataformas onlines – algumas emitem até certificado de conclusão de curso -, e o melhor: são totalmente gratuitas!

Dica nº 1: Khan Academy - é uma ONG que surgiu nos Estados Unidos e tem como objetivo proporcionar uma educação qualificada e gratuita para todos os internautas. Em seu site é possível encontrar vídeo aulas de matemática, medicina e saúde, economia e finanças, física, química, biologia e ciência da computação.


Dica nº 2: Cursos Online Sebrae – atualmente existem mais de 108 cursos no site do Sebrae. Os ensinos são voltados para empreendedores e empresários. É uma boa opção para ampliar seus conhecimentos sobre negócios e se reinventar cada vez mais.


Dica nº 3: Kultivi – é outro site que oferece educação a distância sobre diversos assuntos e com certificados. Uma das opções mais procuradas são os cursos de idiomas, que vão desde o inglês ao francês, passando pelo espanhol e italiano. Além disso, cursos voltados para quem vai prestar concursos públicos, ENEM e até mesmo a OAB entram em destaque.


Dica nº 4: Curso em Vídeo – com vídeo aulas no Youtube, o canal do Curso em Vídeo, comandado pelo Professor Gustavo Guanabara possui cursos que são apoiados pelo Google, como o de Java Script. Entre seus envios, é possível encontrar diversos materiais para quem deseja iniciar uma viagem no mundo de programação e informática.


Outro lado bom de fazer um curso online é a rapidez que os conteúdos são atualizados e que suas dúvidas são sanadas – geralmente, sempre vai ter algum monitor pronto para te responder na hora.


E você? Tem interesse em fazer ou já fez algum curso online? Nos conte nos comentários. Compartilhe conhecimento.


Fotos: Freepik

31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo